Queridos Alunos ...
Vamos aprender Ciências?
é um blog que serve de auxílio para as aulas de Ciências da Escola Heloisa Louzada.
É uma tentativa de deixar as nossas aulas mais interessantes e interativas e permite a vocês (alunos dessa escola) ter uma fonte de consulta para aprofundar seus conhecimentos em ciências e aprender que a ciência pode ser divertida e interessante ...
Bom ano de estudo a todos!
Profª Carla Inácio de Oliveira

quarta-feira, 13 de março de 2013

7ª SÉRIE - A Célula

     A célula é a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. Por essa razão, afirmamos que a célula é a unidade estrutural dos seres vivos.
     As células que formam o organismo da maioria dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo o seu núcleo, por isso, são chamadas de células eucariotas. A célula eucariota é constituída de membrana celular, citoplasma e núcleo

       A membrana plasmática 
     A membrana plasmática é uma película muito fina, delicada e elástica, que envolve o conteúdo da célula. Mais do que um simples envoltório, essa membrana tem participação marcante na vida celular, regulando a passagem e a troca de substancias entre a célula e o meio em que ela se encontra. 
     A membrana plasmática é formada por duas camadas de lipídios e por proteínas de formas diferentes entre as duas camadas de lipídios. 
     Dizemos que a membrana plasmática tem permeabilidade seletiva, isto é, capacidade de selecionar as substâncias que entram ou saem de acordo com as necessidades da célula.
     O citoplasma
     O citoplasma é, geralmente, a maior opção da célula. Compreende o material presente na região entre a membrana plasmática e o núcleo.
     Ele é constituído por um material semifluido, gelatinoso chamado hialoplasma. No hialoplasma ficam imersas as organelas celulares, estruturas que desempenham funções vitais diversas, como digestão, respiração, excreção e circulação. A substância mais abundante no hialoplasma é a água.
     Vamos estudar algumas das mais importantes organelas encontradas em nossas células: mitocôndrias, ribossomos, retículo endoplasmático, complexo de golgiensi, lisossomos e centríolos.
      Organelas Celulares
     Ribossomos - produção de proteínas
     Retículo endoplasmático - distribuição de substâncias
     Complexo golgiense - armazenamento das proteínas
     Lisossomos - digestão celular
     Centríolos - divisão celular
     O núcleo
     O núcleo é a maior estrutura da célula animal e abriga os cromossomos. Cada cromossomo contém vários genes, o material genético que comanda as atividades celulares. É o "centro vital" da célula.
     Envoltório nuclear - É a membrana que envolve o conteúdo do núcleo, ela é dotada de numerosos poros, que permitem a troca de substâncias entre o núcleo e o citoplasma.
     Nucleoplasma - É o material gelatinoso que preenche o espaço interno do núcleo.
     Nucléolo - Corpúsculo arredondado e não membranoso que se acha imerso na cariolinfa. Cada filamento contém inúmeros genes. 
     Cromossomos - Numa célula em divisão, os longos e finos filamentos de cromatina tornam-se mais curtos e mais grossos: passam, então, a ser chamados cromossomos.     Os cromossomos são responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário